quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

O difícil combate às rádios piratas


Menos de 24 horas depois de a polícia tirar do ar uma rádio clandestina, outra emissora pirata assumiu a mesma freqüência em São Paulo.
Menos de 24 horas depois de a polícia tirar do ar uma rádio clandestina, outra emissora pirata assumiu a mesma freqüência em São Paulo.
A antena clandestina está no chão. Na terça, o Jornal Nacional da Rede Globo mostrou que os equipamentos da Raiz FM foram apreendidos e a rádio fechada, porque interferia na comunicação de aeroportos e aviões.
“Sairá do ar a partir de agora por se tratar de uma radio pirata”, disse um policial, na terça.
A freqüência, usada sem autorização, ficou livre por pouco tempo. Nesta terça, foi ocupada por outra rádio pirata: a Alternativa FM.
O representante da Anatel, Edilson Ribeiro, disse vai tirar a nova rádio do ar, mas reconhece que o problema é difícil solução. “Normalmente isso acontece porque a instalação de uma rádio FM hoje é extremamente acessível, o custo do transmissor não é muito caro. O que requer da agência uma ação firme e permanente no combate à clandestinidade”.
Com o uso de antenas ao longo das rotas aéreas, a Aeronáutica conseguiu diminuir as interferências recebidas pelos controladores de vôo. Mas como o avião só tem uma antena para manter contato com os aeroportos, as rádios piratas continuam deixando pilotos no ar sem comunicação.
A Ritz FM é outra radio pirata que atrapalha os aviões. Nesta quarta, ela invadiu a freqüência usada pelos pilotos que chegavam ao Aeroporto Internacional, em Cumbica.
“Isso prova que nosso trabalho muitas vezes é ficar enxugando gelo. Você fecha uma rádio e no dia seguinte já tem uma outra na mesma freqüência, mas a polícia continua trabalhando”, declarou o delegado Luís Storni.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esta desculpa esfarrapada de atrapalhar avião num cola mais ! o governo praticamente não deixa nenhuma comunitária funcionar porque é impossivel nos dias atuais a obtenção de licença junto a ANATEL! quem quiser ver tente obter uma licensa! e pirata mesmo é a propria ANATEL que suga verba de quem não tem e controla o espaço físico que DEUS deus grátis a todos!

Unknown disse...

Por falar em interferências, O Sr. Dr. Delegado da Polícia Federal Armando R. Coelho Neto constatou após análise feita por técnicos nas cabeceiras das pistas de aeroportos em São Paulo que a Rede Globo gerava interferência nas comunicações em Cumbica e a Rede Bandeirantes em Congonhas. Alguém foi preso neste caso?

Saiba mais sobre o assunto:
http://www.dzai.com.br/interferenciafm/noticia/montanoticia?tv_ntc_id=28877

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524