segunda-feira, 21 de abril de 2008

Itabuna (BA) - 1º lugar da Bahia nas provas do Enem

Exame Nacional do Ensino Médio, realizado anualmente pelo Ministério da Educação. Entre os municípios como mais de 200 mil habitantes, as escolas de Itabuna foram as que obtiveram a maior média nas provas objetivas e de redação, com 55,3 pontos. Na disputa com estudantes de 124 cidades brasileiras, os do município ficaram em 27º lugar. Os itabunenses superaram os alunos de Feira de Santana (54,47), Salvador (54,42), Ilhéus (54,41) e Vitória da Conquista (53,68).

No ranking geral, as escolas da capital baiana aparecem apenas na 40ª colocação. As de Feira ficam na 38ª posição e os alunos de Ilhéus obtiveram 41ª colocação. A Bahia ainda tem escolas de dois municípios entre as 124 brasileiras com melhores médias. Na 72ª colocação, com média de 51,73 pontos, aparecem os alunos de Juazeiro. Na 111ª posição, com 48,00 pontos, estão os de Camaçari, uma das cidades mais ricas do estado. Os de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, lideraram o ranking, com média 60,06.

Em Itabuna, nove escolas da rede pública ficaram com média acima da nacional, sendo as maiores do Colégio da Polícia Militar, Escola Amélia Amado, Centro Integrado Oscar Marinho Falcão (Ciomf) e Colégio Modelo. O resultado foi fundamental para média geral.
Obtiveram as melhores notas os alunos das escolas em que os professores lamentam menos dos baixos salários e partem em busca de novos recursos para melhorar a qualidade do ensino, como filmes, vestibular simulado, acesso à internet e muita disciplina.

Para muitos pais, entre as medidas que mais têm contribuído está a disciplina adotada pelas escolas. Eles parecem ter razão, pois foi o Colégio da Polícia Militar de Itabuna, dono do regime mais disciplinador, que ficou com maior média entre as escolas públicas. 62,57. A poucos metros do CPM, na Escola Amélia Amado, o regime disciplinador também faz diferença. Os estudantes não podem deixar a sala de aula quando bem entendem, não é permitido o uso de bonés e estranhos só entram após a identificação na portaria.

A fachada da escola está toda limpa e a quadra de esportes em perfeitas condições de uso. Os colégios Modelo e Ciomf seguem a mesma linha de regime disciplinar. Os estudantes só podem sair da sala ao final da aula ou se passar mal. Essas escolas também têm em comum a boa utilização de equipamentos como salas de vídeo, laboratórios de informática e química.

Outro diferencial é o acompanhamento e ajuda ao estudante em dificuldade. “Meu sobrinho odiava matemática. Ele achava que nunca iria absorver o conteúdo, mas isso mudou quando foi estudar no Modelo”, conta a dona-de-casa Adriana Santana de Souza.

A coordenadora Pedagógica do Amélia Amado, Cleide Tínel, confirma que o uso da tecnologia e a disposição dos profissionais vêm trazendo resultados. Na escola são desenvolvidos projetos como o Multimeios e o Simulado. O primeiro envolve todo o aparato tecnológico disponível. Já o simulado consiste na aplicação de provas para os estudantes que estão no 3º ano do ensino médio. “Os testes são aplicados ao final de cada unidade”.

“Eles servem para percebemos o que foi assimilado, a dificuldade de cada aluno e qual trabalho pode ser feito para melhorar”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não podemos negar que a disciplina é fundamental para o aprendizado. Mas uma das coisas que percebemos nas escolas em questão, como a Modelo e o Militar, é que os alunos passam por uma pré-seleção para ingressar na escola, ou ainda, é eliminado se perde o ano duas vezes consecutivas. Ou seja, as escolas aceitam o aluno que tem compromisso com o estudo. E os outros, faz o quê?

Audair Mendes

Anônimo disse...

Eu sou ex aluna do colegio estadual de itabuna...
Agora estou no Colégio Amelia Amado e sinto muitas mudanças em relação a tudo ao ensino...
Estou adorano estudar no Amelia la é mais organizado e diciplinado...

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524