segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

2009 terá onze feriados nacionais em dias úteis

No próximo ano, onze feriados nacionais serão em dias úteis. Isso significa mais descanso para muitos, mas também ganhos para alguns setores da economia e prejuízos para outros.
Em 2008, quatro feriados caíram no sábado ou domingo: Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro) e Proclamação da República (15 de novembro).

Segundo o Ministério do Planejamento, o governo não considera em 2009 como feriado três datas tradicionais: Carnaval, Sexta-feira Santa e Corpus Christi. Conforme portaria publicada, as datas citadas são ponto facultativo e, portanto, o governo federal só classifica oito datas como feriado nacional. Impactos na economia - De acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), os feriados representam ao país perdas de R$ 12,9 bilhões por dia parado.

Para o economista Newton Marques, no entanto, pode haver vantagens. 'A economia é um conjunto de agentes econômicos. Quem é ligado ao turismo, diversão ou lazer é beneficiado, porque as pessoas vão consumir.'
Além dos onze feriados nacionais, o Dia da Consciência Negra, comemorado em 300 cidades no dia 20 de novembro, também será em dia útil em 2009: cairá numa sexta-feira.

Um comentário:

Anônimo disse...

Carnaval NÃO É FERIADO NACIONAL, é am alguns municípios e Estados como Rio de ,Janeiro é necessário verificar a legislação local.

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524