domingo, 21 de dezembro de 2008

Chegou o Verão!!!

O verão começou neste domingo, oficialmente às 10h04, no horário de Brasília. Climatologicamente esta é uma estação associada à um período de chuvas frequentes na maior parte do Brasil. As pancadas, que normalmente caem nos fins de tarde no Sudeste e no Centro-Oeste do país, têm muitas vezes forte intensidade e vêm acompanhadas de descargas elétricas. Além disso, é comum também nesta época do ano à formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Este fenômeno é caracterizado por uma extensa faixa de nuvens carregadas que se estende desde o Sudeste até a Região Norte e é associado à uma frente fria estacionária no Atlântico. Nas áreas compreendidas por este sistema a chuva acontece de forma constante e volumosa por vários dias, o que causa muitos danos como alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentos de rios e córregos. Por isso, esta é uma estação de alerta, principalmente para áreas que já são consideradas de risco. Esta primeira semana do verão terá uma nova frente fria avançando pelo Brasil.

Este sistema vai trazer um pouco de alívio para os agricultores do Rio Grande do Sul que estão necessitando muito de chuva. Esta frente fria vai influenciar o tempo no Sudeste e no Centro-Oeste a partir de quinta-feira. Os modelos meteorológicos de previsão do tempo já indicam que o Natal será marcado por muita chuva em São Paulo, no Sul de Minas e em Mato Grosso do Sul.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524