segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Itabuna (BA) - Uma imagem igual a do rio "Tietê" de São Paulo


Com as chuvas mais que bem-vindas, o Rio Cachoeira revela como está degradado. Houve um pequeno aumento da vazão, mas ninguém sabe quanto daquela correnteza é água e quanto são dejetos.
A cor do líquido que desce em direção a Ilhéus é negra acinzentada e o fedor é agressivo. Uma espuma branca de aparência inofensiva, que toma conta do rio, é na verdade uma explosiva mistura de resíduos industriais e esgoto doméstico.

Não é aconselhável que pessoas mais sensíveis caminhem próximo às margens do Cachoeira. Algumas já relataram sentir náuseas, mal-estar e dores de cabeça.
Em Itabuna, a cidade que mais polui o rio, todo o esgoto é lançado no Cachoeira sem tratamento. As estrações de tratamento de resíduos estão inutilizadas. Todas as demais cidades que compõem a bacia cometem o mesmo crime.

Há que se perguntar onde foram parar os muitos estudos custeados pelo poder público sobre a recuperação da Bacia do Cachoeira, cujos resultados até hoje são desconhecidos pela sociedade. E provocar a atenção dos governos municipais e do governo estadual, irmanados na inércia diante do absurdo que atinge o nosso "Tietê".

Fonte: Pimenta na Muqueca.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524