terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Carnaval 2009 - Cuide do seu ouvido, na água, na rua ou atrás do trio elétrico.


No próximo fim de semana, é carnaval. Com ele, em muitas situações, o barulho vem junto. Dos trios elétricos, boates, festas, sons nos carros... É quase impossível para quem está ou mora perto da folia escapar da poluição sonora.

Uma das doenças mais comuns durante todo o verão e também no carnaval é a otite externa - inflamação e infecção nos ouvidos. Devido aos banhos de mar e piscina, os casos aumentam. "O ouvido é uma cavidade escura e tem tendência de juntar bactérias e fungos. Na maioria das vezes, a prevenção é simplesmente não usar cotonete. O ouvido é auto-limpante. As praias são cada vez mais poluídas e as piscinas tem grande quantidade de bactérias e fungos ou cloro em excesso", ensina o otorrinolaringologista Dan Ferreira de Mendonça.

O excesso de barulho também é um problema, que pode ser amenizado com protetores auriculares. Mas apenas contra o barulho, e não para se proteger da água da praia ou da piscina, alerta o médico. "O protetor de borracha de silicone é uma medida de emergência quando a pessoa está com uma inflamação no ouvido e quer aproveitar uma praia ou piscina. Isso não é uma medida para usar no dia-a-dia. O ideal é a água entrar e sair do ouvido de forma natural. Toda vez que você usa um protetor você esta interferindo na camada de cera que protege a pele", orienta.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524