sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Taubaté e Iguape são as cidades mais castigadas pela chuva em SP, diz Inmet.


As cidades de Taubaté, a 140 km de São Paulo, e Iguape, a 200 km, foram as duas mais castigadas pela chuva no estado de São Paulo durante o mês de fevereiro, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nos dois municípios, o índice de chuvas registrado até esta sexta-feira (27), penúltimo dia do mês, foi de mais que o dobro da média histórica.

Em Iguape, choveu mais de 200 mm apenas nos últimos dois dias. “A média de chuva em fevereiro na cidade é de 222 mm. Este ano, choveu cerca de 500 mm”, afirmou o meteorologista do Inmet Marcelo Schneider. “Em Taubaté, choveu em torno de 450 mm, enquanto a média é 200 mm.”

Na capital paulista, apesar das fortes chuvas que causaram estragos nos últimos dias, o índice de fevereiro está dentro da média. Até a manhã desta sexta foram 200,1 mm de chuva na cidade, enquanto a média é de 235 mm. Schneider ressalta, entretanto, que essa medição é feita no Mirante de Santana, na Zona Norte da cidade. Em outras regiões da capital paulista pode ter chovido mais, mas os valores não entram na medição oficial.

Segundo o meteorologista, o alto índice de chuvas me Iguape e Taubaté foi influenciado pelo fenômeno La Niña. “O resfriamento do Oceano Pacífico favorece a atuação de frentes frias, que trazem chuva, na área mais ao sul de São Paulo. Isso também aumenta a variabilidade das temperaturas, com alternância de períodos quentes e frios”, explicou.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524