terça-feira, 24 de março de 2009

Apucarana (PR) - Cidade define Festa de Santo Expedito.

Fiéis de vários estados do Brasil são esperados na 5ª Festa Nacional de Santo Expedito, que este ano acontece dias 18 e 19 de abril. Já tradicional, a programação é desenvolvida no parque ecológico localizado no Bairro Igrejinha (Rua Pedro Menegazzo, s/n) e que leva o mesmo nome da santidade homenageada. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur) da Prefeitura de Apucarana, as atividades têm início dia 18, às 7h30 com uma missa. A partir das 9 horas até às 19 horas, haverá terço de hora em hora comandado pelos grupos de oração da diocese. Às 16 horas, celebração eucarística e, às 20 horas, show com padre Zezinho. “Convidamos a toda comunidade para prestigiar a festa”, diz o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB).

Dia 19 de abril, Dia de Santo Expedito, a festa inicia novamente com missa às 7h30 e, das 9 às 19 horas, terços de hora em hora. Logo em seguida inicia-se a missa principal com padre Xisto Bobatto, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com transmissão ao vivo pela Canção Nova, TV Educativa e Século XXI. Às 20 horas, show pirotécnico. Durante todos os dias de festa haverá confissões com bênçãos, barracas de artesanato e alimentação.

O local – Construído na nascente do Córrego Jaboti, um local para a meditação em contato direto com a natureza e ponto de partida do trajeto “Caminho das Águas: Circuito da Fé”, o Parque Ecológico Santo Expedito é fruto de uma ação da Prefeitura de Apucarana que recuperou uma área que antes se degradava pelo acúmulo de lixo, entulho e ação da erosão.

Hoje o espaço oferece campo de futebol de areia, praça, parque infantil, anfiteatro e arquibancadas ao ar livre, capela ecumênica, portal/cenário, palco, gruta com a imagem de Santo Expedito, mirante com a imagem de Jesus Cristo, estacionamento, banheiros, muros de arrimo, piscinas de águas naturais, bica d’água, bancos, mirantes, calçamento, iluminação, drenagem e canalização. Além da festa anual, desde meados de 2004, todos os dias 19 de cada mês, centenas de fiéis de Apucarana e região participam de Santa Missa – realizada ao ar livre - em homenagem ao Santo.

Maiores informações sobre a festa na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), pelo (43) 3423-0142.

Um comentário:

Anônimo disse...

Está é uma grande festa, em uma linda cidade. Visitem também o Parque da Redenção, que retrata a Via Sacra de Jesus com imagens de personagens bíblicos esculpidos em tamanho gigante, desde o nascimento até a ressurreisção do filho de Deus ...

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524