quinta-feira, 26 de março de 2009

Médicos estrangeiros atuam no combate à dengue na Bahia.

Médicos da Venezuela e de Cuba estão em Salvador para ajudar no combate à dengue, que já matou pelo menos 28 pessoas na Bahia. Uma das ações para melhorar o atendimento aos doentes são os postos de hidratação.
O terceiro posto estadual de hidratação em Salvador vai ser aberto quinta-feira (26) no Hospital João Batista Caribé, em Paripe. Outros cinco devem ser instalados até a semana que vem na capital baiana.

Na tarde desta quarta-feira (25), o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, apresentou à imprensa a comissão de médicos venezuelanos e cubanos que está na Bahia para reforçar as ações de combate à dengue.
A Venezuela registrou a primeira epidemia de dengue em 1989. Lá existem os quatro tipos da doença, inclusive o mais grave que ainda não chegou ao Brasil.
Para a diretora de Vigilância Epidemiológica da Venezuela, Fátima Garrido, as ações de combate à doença devem ser conjuntas e permanentes.

‘É muito importante oportunidades como essas onde a gente possa apresentar nossa experiência, o que é feito aqui, conhecer o que é feito nesses outros países e buscar, com isso, aperfeiçoar os mecanismos não só de combate ao mosquito como de manejo dos pacientes’, diz o secretário Jorge Solla.

Em Itabuna, o Ministério Público entrou com um inquérito civil para apurar a denúncia de que médicos que deveriam trabalhar 20 horas por semana, inclusive no atendimento dos casos de dengue, estariam cumprindo apenas quatro.

‘Isso se agravou agora com essa questão da epidemia porque vários postos do município foram fechados porque não tinham profissionais’, afirma o promotor Clodoaldo Anunciação.
‘Se o médico não quer cumprir com sua carga horária ou com as necessidades da sociedade, nós vamos simplesmente substituí-los’, garante o secretário de Saúde de Itabuna, Antônio Vieira.

BA TV - Tv Bahia.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524