quinta-feira, 30 de abril de 2009

Bahia - Cheia do Sobradinho tira ribeirinhos de casas.

O lago do Sobradinho, no Norte do estado da Bahia, está muito cheio e foi preciso aumentar a vazão das comportas. Resultado: moradores que ficam na parte baixa do Rio São Francisco estão tendo que deixar as casas.

Há três dias, dona Judith da Silva já mostrava a preocupação com a cheia do Velho Chico, que ainda estava longe de casa. Agora, a água está bem perto de entrar na moradia. “Ela pode subir e a gente é obrigada a sair”.

Duzentas famílias vivem no bairro do Angarí, em Juazeiro. O lugar é o primeiro a ser atingido pela cheia do Rio São Francisco quando há liberação de água pela barragem de Sobradinho. O lago está com 100% de sua capacidade. Para controlar o armazenamento, a liberação de água aumentou de 3 mil para 4 mil metros cúbicos por segundo.

A situação é tão crítica que entrar em algumas casas só mesmo passando pela água. Um risco para os moradores. “É rato, barata e aranha. Entra tudo na casa”, diz a dona de casa Maria Anita Rodrigues.

A Defesa Civil já começou a mapear a área. “Nós estamos dando o apoio total aos moradores. Se for preciso, já iremos relocá-los”, ressalta o supervisor da Defesa Civil, Adalberto Carvalho.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524