quinta-feira, 30 de abril de 2009

Decretada situação de emergência no Piauí.

O governo do Piauí decretou situação de emergência em todo o estado por causa das enchentes. O Rio Poty, que atravessa a capital Teresina, já subiu 11 metros. Estão alagados 16 bairros de Teresina. É resultado da chuva que não dá trégua no estado. Num balneário, às margens do Poty, os restaurantes foram inundados. Quase duas mil famílias já tiveram que abandonar as casas.

“Onde eu vou ficar com as minhas filhas, sem ter para onde ir?”, desespera-se a dona de casa Gessé Alves. A água que tomou conta da periferia está chegando às avenidas importantes da cidade. O Rio Parnaíba, que também corta Teresina, não para de subir. A situação se agravou com a liberação de água da represa Boa Esperança, no sul do estado, que nesta quinta atingiu 100% da capacidade. A vazão é de 1,5 mil m³ por segundo. Com isso, o nível do Parnaíba subiu seis metros. “A situação está totalmente sob controle”.

Quinze municípios já decretaram situação de emergência. Na Região Norte, estradas foram destruídas pelas enchurradas. Muitas comunidades estão isoladas. “Quando fica alguém doente, a ambulância não atravessa, aí fica ruim”, lamenta o agricultor José Maria dos Santos.

Maranhão

No Maranhão, a Justiça decidiu converter penas alternativas em pagamento de cestas básicas para os desabrigados pelas enchentes. Quatro rodovias federais continuam parcialmente interditadas no estado. A Defesa Civil intensificou a distribuição de donativos em Trizidela do Vale, uma das cidades das mais atingidas.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524