quinta-feira, 28 de maio de 2009

Excesso de refrigerante pode causar paralisia, afirma estudo.

Lembra quando sua mãe dizia que refrigerante demais faz mal? Acredite, embora você não leve a sério, ela pode ter razão.
Segundo um estudo realizado pela revista International Journal of Clinical Practice, o consumo excessivo de bebidas de cola podem causar danos musculares, chegando à paralisia.
Responsável pelos estudos, o Dr. Moses Elisaf, do departamento de medicina interna da Universidade da Grécia, identificou que estamos consumindo mais refrigerante do que antigamente e que já foram identificados vários problemas, incluindo desmineralização dos ossos, dentes e desenvolvimento da síndrome metabólica e diabetes.

“Evidências sugerem que o consumo excessivo de cola pode levar a hipocalemia, no qual os níveis sanguíneos de potássio caem, causando um efeito adverso nas funções vitais dos músculos“, declarou ele.
Dr. Elisaf e seus colegas chegaram à conclusão que os sintomas podem variar de leve fraqueza à profunda paralisia. Felizmente todos os pacientes estudados apresentaram uma rápida e plena recuperação depois de terem parado de beber cola e passaram a tomar doses via oral ou intravenosa de potássio. Os estudos analisaram pacientes cujo consumo variavam de dois a nove litros de cola por dia.

Alguns casos curiosos são listados pelo Dr. Elisaf, como o de uma mulher de 21 anos que consumia até três litros de cola por dia e queixou-se de fadiga, perda de apetite e vômitos frequentes. Um eletrocardiograma também revelou que tinha um bloqueio no coração. Uma simples redução no consumo excessivo fizeram com que os sintomas diminuíssem.

É importante deixar claro que a pesquisa não tem o intuito de fazer com que as pessoas parem de tomar bebidas à base de cola, mas chamar atenção para o consumo racional. Em 2007, o consumo anual de refrigerantes no mundo alcançou 552 bilhões de litros, algo em torno de 80 litros por pessoa por ano.
Para Dr. Elisaf, os fabricantes de refrigerantes devem incentivar o uso moderado de seus produtos.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524