quarta-feira, 24 de junho de 2009

São João 2009 - Cruz das Almas (BA): Guerra de Espadas.

Uma das principais manifestações juninas da Bahia, a "guerra de espadas" de Cruz das Almas (142 km de Salvador) reúne ao menos 10 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar. Com roupas e óculos especiais, botas e máscaras para se proteger dos foguetes, os "guerreiros" começam a chegar à concentração com até três horas de antecedência para o início do "conflito". Para se diferenciar em meio à multidão, os "combatentes" de um grupo costumam usar as mesmas cores de camisa.

Apesar de a Justiça e a Prefeitura de Cruz das Almas terem delimitado um espaço para a "guerra", quem mora no centro da cidade costuma fechar com tapumes as suas residências para evitar que estilhaços atinjam principalmente as janelas, as portas e as antenas de televisão. A batalha começa no horário combinado entre os "grupos rivais" _normalmente, depois das 22h. As mais famosas batalhas na cidade acontecem na noite de segunda-feira (23) e durante a tarde de hoje (24).

Somente em Cruz das Almas, a PM calcula que são comercializadas cerca de 250 mil espadas durante os festejos _o preço de cada artefato varia de R$ 20 a R$ 200, dependendo do tamanho e do volume de pólvora. Como a "guerra de espadas" é um evento muito tradicional na cidade, os integrantes de cada grupo "rival" costumam se cotizar para comprar as espadas. "Separo pelo menos 10% da mesada que ganho dos meus pais para participar da guerra", disse o estudante Bruno Santana, 17, que seguiu no final da manhã desta segunda-feira para Cruz das Almas.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524