sábado, 25 de julho de 2009

Crise no mercado de carros usados já dura 9 meses na Bahia.

Duas realidades bem diferentes no mercado de carros na Bahia. De um lado, o comércio de veículos usados enfrenta uma crise que já dura nove meses. Do outro, os negócios com carros novos batem recordes de venda.

Numa concessionária de Salvador, os vendedores nunca comemoraram tanto. Foram 550 carros novos vendidos só no mês de junho, 150 a mais do que o esperado. “Nossas vendas cresceram 35% em relação ao ano passado”, declara Fernando Coelho, diretor da concessionária.

O engenheiro Vanderson Ramos fez muita pesquisa antes de comprar o primeiro carro. Decidiu por um zero quilômetro. “Quando eu comparei com os valores dos carros novos, a taxa de juros é muito maior de que a do carro novo”.

As concessionárias vivem o bom momento desde que o governo anunciou a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros novos. Mas a medida também provocou uma crise no comércio de carros usados.

Numa revendedora eram vendidos em média 30 carros usados por mês. Hoje não passam de seis. O dono conta que em um ano fechou duas das três lojas que tinha e teve que demitir oito funcionários. “Há semana que têm vendas e outras não”, diz o empresário Ademar Moraes.

Além da queda na venda dos usados, o mercado sofre com a desvalorização dos veículos. Luciano Cunha, vice-presidente da Associação dos Revendedores de Carro da Bahia, conta que se nada for feito a expectativa é de piora no setor. “As pessoas que têm o veículo usado hoje vendem para comprar o novo e nós não temos comprador para o usado”.

Tv Bahia.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524