quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Estiagem ameaça plantações no Norte da Bahia.

A seca no interior da Bahia preocupa. Há três meses, não chove em algumas regiões de Juazeiro, no Norte do estado. O abastecimento das cisternas pelos caminhões-pipa foi suspenso. A falta d'água no Vale do Salitre está deixando a vida dos moradores mais difícil. Sem chuva, as plantações estão ameaçadas e muitas cisternas já estão vazias.

O abastecimento é feito pelos carros-pipa do Exército, mas, segundo a dona de casa Eva Ribeiro Ferreira, o Batalhão de Petrolina, responsável pela distribuição de água, suspendeu o serviço. “O Exército não está mais colocando água e a gente está pegando ela na casa de um e de outro”, conta a dona de casa.

Assim como dona Eva, centenas de famílias do Vale do Salitre estão sem receber água para beber e cozinhar. A esperança dos moradores para conseguir água sempre esteve no Rio Salitre. Afluente do São Francisco, que está praticamente seco, o pouco de água que ainda resta não serve para o consumo humano.

Sem abastecimento de água, o período de estiagem fica mais difícil de ser enfrentado e as consequências também são sentidas na agricultura familiar. Dona Irani Araújo está com medo de perder todo o maracujá que plantou há dois anos. “Se não chover pode dizer que está perdido”.

O tenente-coronel do Batalhão de Petrolina, Helvétius Marques, explicou os motivos da suspensão do serviço. “O motivo é simplesmente porque não repassaram a verba necessária para implementar a Operação Pipa. Cabe ao Ministério da Integração fazer este repasse”.

A assessoria do Ministério da Integração Nacional disse que a Coordenação Nacional da Defesa Civil está apurando as razões que levaram a suspensão do serviço de caminhões-pipa em Juazeiro.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524