sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Rio Branco (AC) - Saúde organiza ações para o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no próximo dia 29 deste mês, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promove hoje (28), ações em vários pontos de Rio Branco para sensibilizar e mobilizar a população quanto aos danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

A partir das 8h está marcada uma carreata que sairá do estádio Arena da Floresta e terminará no Parque da Maternidade, em frente ao Terminal Urbano, onde haverá verificação de pressão arterial, auto-exame bucal, diagnóstico de lesão bucal e distribuição de panfletos. Há também ações semelhantes no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, Uninorte e Centro de Saúde do Vila Ivonete.

A mobilização nacional pretende informar as pessoas acerca da Lei Federal 9.294/96, que proíbe o fumo em ambientes coletivos. Além disso, o desafio é contribuir para que todos os Estados adotem leis que promovam ambientes 100% livres da fumaça do tabaco.

- No Brasil, a Lei 9.294/96 proíbe o fumo em ambientes coletivos, mas ainda permite a existência de áreas reservadas para fumantes - destaca a enfermeira da Divisão de Agravos Crônico-Degenerativos do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (Dape), Adriana Lobão.

Dados de 2008 da pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, revelam que Rio Branco é a sexta capital do país em número de fumantes (18,1%). Estratificando-se por sexo, Rio Branco encontra-se em 1º lugar quanto ao número de mulheres fumantes (17,5%).

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524