quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Deputado do Amazonas suspeito de encomendar crimes é cassado.

A Assembleia Legislativa do Amazonas cassou, nesta quinta-feira (1º), o mandato do deputado Wallace Souza (PP) por quebra de decoro parlamentar. Souza é investigado por suspeita de envolvimento com o crime organizado. Ele apresentava um programa policial em uma TV. Há suspeitas de que alguns dos assassinatos exibidos no programa tenham sido encomendados por ele.

Dezesseis deputados votaram pela perda de mandato do colega. Quatro votaram contra e três se abstiveram. Com a cassação, segundo informações do site da Assembleia Legislativa, Wallace perde a imunidade parlamentar, o foro privilegiado e se torna inelegível por oito anos.

Deputado mais votado na última eleição no Amazonas, Wallace foi policial, mas acabou expulso da Polícia Civil. Ele também é investigado por formação de quadrilha, associação ao tráfico de drogas e porte ilegal de armas.

O processo na Assembleia Legislativa foi instaurado com base em depoimentos do homem que fazia a segurança do deputado e também para o programa de TV, o ex-sargento da PM Moacir Jorge da Costa, conhecido como "Moa". Ele é acusado de nove homicídios. Em depoimento à polícia, Moacir diz que pelo menos um assassinato foi encomendado por Wallace Souza e gravado pela equipe do programa.

Na sessão que cassou seu mandato, Wallace chegou a apresentar cópias de cheques emitidos que comprovariam a procedência de R$ 240 mil encontrados na casa dele durante buscas da polícia. Segundo informações da Assembleia, ele afirmou ser inocente e pediu desculpas aos deputados por não ter apresentado antes os documentos.

Em entrevista em agosto, o advogado do deputado cassado afirmou que Wallace é inocente: “Eu entendo que ele é inocente de todas essas acusações que estão sendo feitas. Todas essas investigações do Ministério Público, juntamente com a polícia, que formam uma chamada força-tarefa, até hoje não apresentaram nenhuma prova técnica, prova de espécie alguma”, afirmou o advogado Francisco Balieiro.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524