quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Câmara aprova referendo sobre fuso horário do Acre.

A Câmara dos Deputados aprovou ontem terça-feira (3) a realização de um referendo no Acre sobre a mudança do fuso horário no estado, realizada no ano passado. A proposta precisa ainda passar pelo Senado para a consulta popular ser efetivamente realizada.

O Acre mudou de fuso horário em junho de 2008 após uma lei aprovada pelo Congresso Nacional. Antes, o estado tinha uma diferença de duas horas em relação a Brasília, sem contar o horário de verão. Desde então, esta diferença foi reduzida para uma.

Até 1913, o Brasil todo tinha apenas um fuso horário. A partir daquele ano foram feitas as adaptações alterando o fuso em alguns estados. Atualmente, o Brasil tem apenas três fusos, um para Fernando de Noronha (PE), outro com base em Brasília (DF) e outro para estados do Norte e Centro-Oeste.

Apesar da maioria na Câmara, foram 223 votos a favor, 122 contra e cinco abstenções, a realização do referendo, proposta por Flaviano Melo (PMDB-AC), é contestada até por integrantes da bancada do Acre. “O que nós queremos é transformar o Acre no melhor lugar pra se viver na Amazônia. Esse sim deve ser o debate, não sobre a mudança do fuso horário. Isso pode ficar para um segundo momento”, disse Perpétua Almeida (PC do B-AC).

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524