terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Frente fria traz previsão de chuva às vésperas do Natal.

Depois de um início de verão com sol na maior parte do país, as pancadas de chuva começam a aparecer a partir da noite desta terça-feira (22). Um dia de verão sem ao menos uma pancada de chuva rápida no fim da tarde é raridade. Às vésperas do Natal, uma frente fria chega ao litroral paulista e fluminense e traz chuvas a partir da tarde de quarta-feira.

Como uma ironia meteorológica, Rio e São Paulo, as duas maiores cidades do país que sofreram com os temporais na primavera, entram no verão com muito sol e pouca chance de chuva nesta terça-feira porque os níveis de umidade do ar estão abaixo do normal para esta época do ano. Sem a chuva, e com o sol forte, a cidade de São Paulo poderá até registrar um novo recorde de calor de 2009 nesta tarde. Até agora, a maior temperatura medida pelo Instituto Nacional de Meteorologia foi de 34,1ºC, no dia primeiro de março.

Já o Nordeste, que vinha tendo dias secos e com sol forte nas últimas semanas, também entra na nova estação com mais umidade, muitas nuvens e condições de chuva.

O verão também é conhecido como a estação das águas e com razão. Verão sem chuva no Brasil, não é verão. É a época em que praticamente todo o país fica sob a influência de uma enorme massa de ar úmido e quente, que facilita a formação das nuvens de tempestade. Num dia típico de verão, o céu à tarde fica cheio de nuvens, que muitas vezes escondem o sol e trazem as fortes pancadas de chuva.

O verão é a época do ano que mais chove em praticamente todo o Brasil. Uma estação que dá muito trabalho aos meteorologistas e aos órgãos governamentais de prevenção de desastres naturais, justamente por conta dos problemas causados pela chuva forte.

Mas praticamente todo o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país tiveram uma quantidade de chuva muito acima do normal no inverno e na primavera. Assim, o verão já começa com excesso de água nos rios, nas represas e no solo. Ainda sob a influência do El Nino, o mês de janeiro também deve terminar com mais chuva do que o normal no Sudeste e no Centro-Oeste, e dentro da média por quase toda a Região Sul. O norte do Paraná deve ter excesso de chuva.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524