segunda-feira, 26 de abril de 2010

Eleições 2010 - Ciro Gomes critica PMDB, PT e diz que José Serra é um 'perigo' para o país.

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) fez críticas ao PMDB, ao PT e também ao pré-candidato do PSDB, José Serra, durante entrevista veiculada na madrugada desta segunda-feira (26) no programa "É Notícia", da Rede TV. Na última quinta-feira (22), reunião de líderes do PSB indicou que o futuro da pré-candidatura de Ciro Gomes será decidido na terça-feira (27).

A tendência é que o partido decida apoiar a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, ao invés da candidatura própria com Ciro.

Ciro reforçou na entrevista que até a reunião de terça permanece pré-candidato. “Não há força humana que me faça desistir. Vou espernear até terça-feira, mas aceitarei. Eu respeito (a decisão do partido), não sou dono da verdade.” Confirmada a opção do PSB, disse que vai se afastar para "escrever, trabalhar e ganhar algum dinheiro".

"Há três, quatro meses atrás eu era o herói do PT. Três quatro meses depois, como eu não sou mais conveniente, sendo a mesma pessoa, pensando rigorosamente a mesma coisa, eu hoje sou agredido, de forma rasteira, pouco elegante, pouco educada. Bobagem, tudo bem, eu estou acostumado com isso", disse Ciro.

Ao ser questionado sobre seu desempenho nas pesquisas, explicou que, para ele, os percentuais apresentados nas sondagens não podem definir se uma candidatura é viável. “O que afirma o partido é sua personalidade no debate internacional.”

Ciro afirmou que o passar do tempo permite um avanço entre o pensamento do eleitor e a informação que ele obtém sobre os concorrentes, dando a entender que isso permitiria mudanças nas intenções de voto. Ele também disse que é preciso considerar a possibilidade de fraude e manipulação nas pesquisas. O deputado fez um alerta os eleitores: “não deixe a manipulação de gabinete, do dinheiro, de instituto de pesquisa tirar sua consciência”.

PMDB

Ao lembrar sua origem política no PDS, Ciro fez a primeira crítica ao PMDB. “ Tenho mais vergonha da convivência com o PMDB do que com o PDS”. E continuou: "O PMDB tem tantas virtudes e defeitos quanto outro partido. O problema é a hegemonia. Hoje quem manda no PMDB não tem o menor escrúpulo. Nem ético, nem republicano, nem compromisso público, nada. É um ajuntamento de assaltantes".

Ciro definiu que a aliança entre PT e PMDB é apenas para viabilizar a campanha, para “traficar minutos de televisão, para asfixiar o debate e não para governar”.
Perguntado se achava que o presidente do PMDB será indicado vice na chapa do PT, respondeu: "O Michel Temer é hoje o chefe dessa turma. Dessa turma de poucos escrúpulos", disse.

Pré-candidatos

Questionado sobre sua opinião sobre o pré-candidato do PSDB, José Serra, ele voltou a classificá-lo de preparado mas autoritário, como fez em entrevista ao SBT na semana passada.

"É um brasileiro bastante preparado, mas é uma personalidade autoritária, tenebrosa, que com o poder na mão me parece um grande perigo para o país." Sobre Dilma e Marina Silva, pré-candidata do Partido Verde, se limitou a dizer que se tratam de "grandes brasileiras".

Ele evitou fazer críticas à Dilma. “Se há uma pessoa de valor no PT é a Dilma”, disse, reforçando que Lula acertou na escolha. “Por desgraça ela nunca disputou uma eleição.” Na entrevista ao SBT, Ciro havia dito que Serra era mais preparado do que Dilma por já ter sido candidato antes.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524